100 anos depois, A Brasileira do Chiado lança um novo desafio

Está lançado o desafio para promover os novos valores no domínio das artes. Há 100 anos, A Brasileira do Chiado convidou, pela primeira vez, vários artistas a expor nas paredes do histórico café. Agora, a ideia é renovar as obras que estão expostas e substituí-las por outras de artistas dos dias de hoje.

Aliás, com o lançamento do Prémio de Pintura, a empresa quer revitalizar a conexão artística do espaço com a cidade de Lisboa. Além disso, vai aproveitar a oportunidade para restaurar as obras colocadas nas paredes da cafetaria.

O concurso conta com a colaboração do programa ‘Lojas com História’ e da Câmara Municipal. Assim, o prémio vai distinguir 10 obras de artistas nacionais, que ficam depois em exposição temporária em 2025. Sabe-se que ficarão à vista, pelo menos, durante nove meses.

Terceira geração de artistas n’A Brasileira 

“Este prémio homenageia e valoriza o fundador e a história, apoia a comunidade artística e retoma a relação de proximidade dos artistas com um lugar do imaginário de todos os lisboetas”, destaca A Brasileira, um dos cafés mais antigos da capital.

Em 1925, Adriano Telles encomendou várias obras a pintores modernistas. O primeiro proprietário da cafetaria acabou por dar espaço à arte moderna portuguesa. Almada Negreiros, António Soares, Jorge Barradas e Stuart Carvalhais são alguns dos artistas que viram as telas colocadas nas paredes da cafetaria. A Brasileira chegou a ser considerada o primeiro museu de arte contemporânea de Lisboa.

Em 1971, chegou a segunda vaga. Foi, depois, dada oportunidade a novos artistas de verem as suas obras expostas. São esses quadros que permanecem até hoje no espaço histórico.

O júri é composto por sete individualidades ligadas, em primeiro lugar, à arte portuguesa e, mais importante, à família de Adriano Telles. A lista de vencedores será conhecida a 19 de novembro, dia em que A Brasileira completa 119 anos de vida.

Sérgio Aleluia
Sérgio Aleluia
sergio.aleluia2013@gmail.com

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui