O leite de aveia é uma bebida à base de plantas que tem ganhado popularidade nos últimos anos. É conhecido por ser saboroso, versátil e, ao contrário do leite de vaca, é uma boa opção para pessoas com intolerância à lactose ou alergias ao leite.
No entanto, alguns especialistas em nutrição estão a levantar preocupações sobre a saúde e a sustentabilidade do leite de aveia. “Apesar de ser delicioso, infelizmente, não é a opção mais nutritiva”, afirmou a dietista Marissa Meshulam em declarações ao HuffPost.
Meshulam é apenas uma entre um grupo de especialistas em nutrição que não esconde as dúvidas sobre esta tão popular bebida. As incertezas variam desde o uso frequente de pesticidas na produção até à maneira como o leite é processado, muitas vezes utilizando óleo de canola de baixo custo para obter cremosidade.
Nutrição
Uma das principais preocupações é que o leite de aveia é relativamente pobre em proteínas. Uma chávena de leite de aveia tem cerca de 2 gramas de proteína, enquanto uma chávena de leite de vaca tem cerca de 8 gramas, alerta a nutricionista Sharon Palmer.
O leite de aveia também é mais rico em calorias e hidratos de carbono do que outras bebidas à base de plantas, como o leite de amêndoa ou o leite de soja. Uma chávena de leite de aveia tem cerca de 150 calorias e 20 gramas de hidratos de carbono, enquanto uma chávena de leite de amêndoa tem cerca de 80 calorias e 2 gramas de hidratos de carbono, explica a também nutricionista Tamar Samuels.
Além disso, alguns produtos de leite de aveia podem conter açúcares adicionados e óleos vegetais, o que pode aumentar o seu teor calórico e de gordura.
Sustentabilidade
O leite de aveia é geralmente considerado uma opção mais sustentável do que o leite de vaca. A produção deste último requer grandes quantidades de água e terra, e contribui para as emissões de gases de efeito estufa. No entanto, a produção de aveia também pode ter um impacto ambiental. A aveia é uma cultura com alto consumo de água, e a sua produção pode contribuir para a poluição da água.
Assim, em jeito de conclusão, o leite de aveia é uma opção saborosa e versátil para pessoas que procuram uma bebida à base de plantas. No entanto, é importante estar ciente dos seus potenciais inconvenientes nutricionais e ambientais.
Se está à procura de uma bebida à base de plantas que seja rica em proteínas e com baixo teor de calorias e hidratos de carbono, o leite de soja pode ser uma melhor opção já que tem inúmeros benefícios para a saúde. É uma boa fonte de isoflavonas, um flavonoide que ajuda, por exemplo, nos sintomas da perimenopausa e da menopausa, têm propriedades anti-inflamatórias e são benéficas para a saúde cardíaca e neurológica.