Pareidolia, o fenómeno que nos faz ver rostos em objetos

A pareidolia é um fenómeno cerebral no qual as pessoas identificam algo significativo em imagens ou padrões aleatórios, sejam visuais ou auditivos. É responsável por criar a ilusão de reconhecimento em objetos inanimados, como ver o rosto da Virgem Maria numa tosta.

A palavra “pareidolia” deriva das palavras gregas “para” que significa algo incorreto ou diferente e “eidōlon” que se traduz como imagem, forma ou aparência. A pareidolia é uma forma de apofenia, que é um termo mais amplo que descreve a tendência de encontrar padrões em dados aleatórios.

Exemplos de Pareidolia

Aparece frequentemente em casos nos quais as pessoas veem rostos ou formas humanas em objetos inanimados. Por exemplo, o famoso caso do Sudário de Turim, que se acredita retratar uma figura semelhante a Jesus após a crucificação. Da mesma forma, um tronco de árvore em St. Mary’s, na Irlanda, é visto por alguns como tendo a silhueta da Virgem Maria. 

A pareidolia também se pode manifestar de maneira auditiva, como no caso das teorias de conspiração sobre mensagens ocultas em certas músicas dos Beatles reproduzidas ao contrário. 

A pareidolia e Figuras Religiosas

A pareidolia muitas vezes leva as pessoas a verem figuras religiosas em objetos comuns. Alguns exemplos incluem a aparição de Jesus numa tortilha de farinha encontrada em 1977, ou uma imagem de Jesus num sanduíche de queijo que foi vendida por um avultado valor no eBay em 2004. Até Madre Teresa foi vista num pão de canela num café.

Causas da Pareidolia

Existem várias teorias sobre a causa desse fenómeno. Estudos sugerem que a pareidolia facial é uma adaptação cerebral que nos permite identificar rostos numa cena visual cheia de gente. Além disso, o nosso cérebro tende a atribuir características emocionais a essas imagens, o que contribui para a sensação de reconhecimento.

A pareidolia também pode estar relacionada com distúrbios cerebrais, como o autismo e a doença de Parkinson, com diferentes impactos nas perceções das pessoas. Há evidências de que pessoas propensas à pareidolia podem ter experiências paranormais ou acreditar em percepções extrasensoriais.

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui