Casas impressas em 3D estão a chegar a Portugal para combater crise da habitação

O objetivo da Vanguard Properties e da Ecosteel passa por produzir três mil casas por ano com recurso à tecnologia 3D, algo inédito no nosso país.

Para concretizar esse ambicioso projeto, a Holding Permanente, empresa fundada por José Maria Ferreira, da Ecosteel, e José Cardoso Botelho, da Vanguard Properties, adquiriu o antigo estaleiro da Construtora Lúcios, que será transformado num complexo fabril. Para os próximos 18 meses, a meta é ter 300 casas prontas.

Objetivo é arrancar já em agosto

As condições do estaleiro adquirido são ideais para a implementação da tecnologia de impressão 3D, e a Holding Permanente planeia ter uma impressora 3D em funcionamento ainda neste mês de agosto para construir o primeiro protótipo de habitação. O projeto inovador foi desenvolvido em parceria com as Faculdades de Arquitetura do Porto e de Engenharia do Minho.

Além da aquisição do estaleiro, a Holding Permanente também comprou a Companhia Vidreira do Porto (Covipor) para aumentar a eficiência e a rapidez na produção de habitações, possibilitando a venda a preços mais acessíveis e, desta forma, contribuir para mitigar a atual crise habitacional.

A abordagem inovadora à construção pode trazer uma nova esperança para muitos que enfrentam dificuldades em encontrar um lar.

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui