A Warner Bros. estaria longe de imaginar que o filme “Barbie“, de Greta Gerwig, se iria tornar um fenómeno. A produção tornou-se uma verdadeira sensação, sendo já apontado como um dos principais responsáveis pelo renascimento do negócio cinematográfico.
A longa-metragem protagonizada por Margot Robbie e Ryan Gosling era uma das grandes esperanças da Warner Bros. para este ano, especialmente após alguns falhanços. Neste caso, o filme conseguiu retratar de forma fiel o mundo da famosa boneca da Mattel, contendo diversas referências e easter eggs que têm encatado os fãs.
Os dois filmes que superam Barbie (por agora)
A campanha publicitária do filme também foi intensa e eficaz, com atores perfeitamente caracterizados, incluindo Margot Robbie, a protagonista, que apareceu com as icónicas roupas da Barbie em todos os momentos de promoção. Eventos com celebridades em diversas cidades, stands com a caixa da boneca nos cinemas e sugestão de que todos usassem cor-de-rosa quando fossem ao cinema ver o filme foram estratégias cruciais para atrair até mesmo aqueles que estavam mais relutantes.
E a verdade é que o enorme investimento em marketing está a colher frutos. Isto porque o filme, que teve um orçamento de produção de 145 milhões, ocupa atualmente o terceiro lugar em termos de receitas anuais, tendo arrecadado impressionantes 705 milhões de euros em todo o mundo.
Este número coloca-o logo atrás de grandes produções como “Guardiões da Galáxia: Volume 3” e “Super Mario Bros. – O Filme“, que lideram o ranking de 2023 com 770 milhões de euros e 1,25 mil milhões de euros, respectivamente. A este ritmo, será uma questão de (poucos) dias até destronar a produção da Marvel e quem sabe sonhar com o primeiro lugar.