Quem são as mulheres mais influentes da história da humanidade?

A história ficou marcada por diversas mulheres que desempenharam um papel fundamental e decisivo para o avanço da humanidade. Foram pioneiras em diversos movimentos e lutas contra a opressão e deixaram a sua contribuição em campos como a arte, a religião, a política, a ciência e a economia.

Eis algumas mulheres que deixaram uma marca na história do mundo:

Cleópatra, a rainha egípcia que foi considerada um dos maiores génios estratégicos do mundo antigo. Uma mulher que governou o Egito durante um período de grande importância para a estabilidade egípcia, bem como para a cultura do país. Ganhou destaque pelo dom que tinha de falar com eloquência e persuasão, que facilitou a que mantivesse o Egito sobre as forças romanas.

Maria, mãe de Jesus. A Virgem Maria foi mãe de Jesus Cristo e é considerada fundamental para a crença cristã. Os seus ensinamentos sobre o amor, a justiça e a misericórdia são baseados na vida de Jesus. Para além disso, é venerada não só pelos seus atos, mas também pela influência que tem na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Emmeline Pankhurst foi uma das mulheres que fundaram o movimento britânico pelo sufragismo e conseguiu dar o direito de voto às mulheres. Viveu entre 1858 e 1928.

Anne Bonny foi uma das mais famosas piratas femininas que marcaram a história do mundo a nível marítimo. A irlandesa viveu durante o século XVIII e era conhecida pela sua coragem e habilidade ao manusear armas. A habilidade naval e experiência que tinha em lidar com a lei, permitiu que causasse estragos nos mares das Caraíbas durante vários anos. Desafiou, também, o preconceito que existia sobre as mulheres piratas.

Por fim, mas não menos importante, Marie Curie. Marie foi a primeira mulher a receber um prémio Nobel e a única pessoa a ganhar dois Prêmios Nobel em duas categorias diferentes, o de Física em 1903 e o de Química em 1911. Foi pioneira em estudos sobre a radiação e realizou diversas experiências que foram cruciais para o avanço do conhecimento sobre o raio X. Foi também pioneira na luta pelos direitos das mulheres na ciência.

Cada uma destas mulheres desempenhou um papel decisivo no processo de transformação cultural e social do seu tempo, influenciando diversas gerações que se seguiram.

As 5 mulheres portuguesas mais influentes da história do país

Portugal é um país com uma grande história e com algumas mulheres que deixaram uma marca na mesma. Foram mulheres influentes nos seus tempos e que se eternizaram na história para serem recordadas pelas gerações futuras.

Isabel de Aragão, também conhecida como Rainha Santa Isabel. Governou o reino de Portugal durante a Guerra da Independência, quando os portugueses lutaram contra os castelhanos. Esta rainha criou instituições que acolhiam e ajudavam doentes e carenciados. Devido a estes feitos, surgiu o famoso episódio do Milagre das Rosas. Isabel era amada pelo seu povo por ajudar os necessitados, mas o seu marido, Dom Dinis, não apoiava a proximidade que Isabel tinha com o povo. Como tal, decidiu apanhá-la em flagrante. Contudo, quando Isabel de Aragão mostrou os pães que levava consigo, estes transformaram-se em rosas permitindo, assim, que Santa Isabel não fosse descoberta.

Florbela Espanca é uma das poetisas mais conhecidas do nosso país, tendo escrito poemas e contos que permanecem até hoje no conhecimento literário dos portugueses. Nasceu em 1894 e morreu em 1930.

D. Maria da Fonseca foi a rainha da Época Barroca. Foi responsável por ter consolidado a monarquia portuguesa. Incentivou à educação, patrocinou a literatura e as artes e reorganizou a Universidade de Coimbra.

Maria de Lourdes Pintasilgo marcou a história de Portugal por ter sido a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeira Ministra, entre 1979 e 1980. Foi também engenheira químico-industrial licenciada pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa em 1943. Nos anos 50 foi presidente da Juventude Católica Feminina (1952 a 1956) e foi dirigente da Pax Romana – Movimento Internacional de Estudantes Católicos entre 1956 e 1958.

Já a médica e feminista Carolina Beatriz Ângelo foi pioneira em diversos factores, nomeadamente, o facto de ter sido a primeira mulher médica a realizar uma operação no Hospital São José em Lisboa. Ficou marcada na nossa história por ter sido a primeira mulher a votar em 1911.

Estas são cinco mulheres que influenciaram de alguma maneira a história de Portugal. Todas deixaram a sua marca na história do país e são recordadas e lembradas pela sua contribuição.

Homenagem às mulheres do século XX e XXI

No dia 8 de março assinala-se o dia da mulher e, como é um dia para celebrar o género feminino, recordemos algumas mulheres que marcaram os séculos XX e XXI:

Amália Rodrigues, Natália Correia, Snu Abecassis, Vera Lagoa, Eunice Muñoz, Maria de Lourdes Pintasilgo, Maria Helena de Vieira da Silva, Beatriz Costa, Sophia de Mello Breyner Andresen, Paula Rego, Madre Teresa de Calcutá, Princesa Diana, Rainha Elizabeth II, Branca Edmée Marques, Coco Chanel, Audrey Hepburn, Jeanne-Marie Lanvin, Barbara Mary Quant, Elsa Schiaparelli, Vivienne Westwood, etc.

Relembramos não só quem passou por este mundo, mas também quem continua a contribuir para a sua melhoria. Ficam, aqui, nomes de mulheres que marcam atualmente a história do mundo e de Portugal: Joana Vasconcelos, Marta Temido, Ursula Von Der Leyen, Catarina Furtado, Fátima Lopes, Patrícia Mamona, Clara de Sousa, Ana Patrícia Carvalho, Catarina Gouveia, Graça Freitas, Sara Barros Leitão, Ana Sofia Martins, Miuccia Prada, Ana Figueiredo, Cristina Fonseca e muitas mais. 

Latest articles

Related articles

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui