Richard Slayman, o primeiro Homem a receber um transplante de um rim de porco morreu neste sábado, 11 de maio. O norte-americano, de 62 anos, recebeu o transplante histórico há cerca de dois meses, mais precisamente no dia 16 de março e recebeu alta hospitalar duas semanas após o procedimento. Tal como em 2022, com o primeiro transplante de coração de porco num homem, também neste caso, veio a falecer pouco tempo depois.
A notícia da morte foi confirmada pelo Massachusetts General Hospital, responsável pelo procedimento, bem como pela família. Até o momento, os profissionais de saúde não identificaram qualquer ligação entre o transplante de rim de porco e a morte de Slayman.
Richard Slayman sofria de várias condições
Em comunicado citado pelo The Guardian, a família de Richard Slayman deixou um agradecimento público aos médicos que acompanharam o familiar. “Os seus enormes esforços até ao xenotransplante [processo de transplante de órgãos ou tecidos entre duas espécies distintas] deram à nossa família mais sete semanas com Rick”, pode ler-se.
Slayman sofria complicações de saúde devido a diabetes tipo 2 e hipertensão, tendo sido submetido a diálise durante sete anos antes de um transplante de rim humano em 2018. No entanto, após cinco anos, começou a falhar, levando-o novamente à diálise em 2023.