Não era a passagem limpa para os oitavos que os portugueses desejavam. Portugal perdeu com a Geórgia por 0-2 no último jogo da fase de grupos do Euro 2024. Ainda assim, o resultado não desanima o selecionador nacional, que acredita ter a equipa mais preparada para desafios futuros.
Roberto Martinez mexeu no onze para “rodar” jogadores e o resultado foi desastroso. O técnico defende que há jogadores no banco a precisar de ser lançados. Foi o caso de António Silva, um dos responsáveis pelos dois golos marcados pela seleção da Geórgia.
O desaire começou no arranque. Um deslize de António Silva ditou o golo de Kvaratskhelia logo aos 90 segundos. Portugal não dominou mais a partida, mas foi superior em posse de bola e remates.
A reação portuguesa surgiu só aos 15 minutos. Um remate de Cristiano Ronaldo assustou o guarda-redes da Geórgia. Foi, nada mais nada menos, um pontapé a 130 km/hora, num livre direto.
A seguir ao intervalo houve uma seleção sem ideias, assim escrevem os comentadores e críticos. Houve um Cristiano Ronaldo furioso, um Pedro Neto a complicar, um Francisco Conceição tardio a aparecer, um João Félix a remar contra a maré e um António Silva desinspirado.
Por último, segundo golo da Geórgia surgiu aos 57 minutos com uma grande penalidade, logo depois de uma falta de António Silva. O marcador não mexeu até ao final da partida.
Geórgia segue. Portugal vai jogar com a Eslovénia
Apesar da derrota, Portugal segue em frente rumo aos oitavos de final do Euro. A seleção nacional terminou a fase de grupos a liderar o Grupo F, à frente da Turquia e da Geórgia. No entanto, a Chéquia foi eliminada.
O grupo orientado por Roberto Martinez regressa ao relvado para defrontar a Eslovénia. O jogo será em Frankfurt.
Já a Geórgia – a estreante que abalou os alicerces portugueses – tem encontro marcado com Espanha. É, por outras palavras, a equipa que conseguiu o pleno de vitórias na fase de grupos. Assim, espera-se uma partida difícil.
Imagem: @selecaoportugal no “X”