Morreu Manuel Fernandes, o “eterno capitão” do Sporting

Morreu Manuel Fernandes. O antigo jogador do Sporting e da Seleção Nacional tinha 73 anos. Ficará para sempre conhecido como “eterno capitão” da equipa de Alvalade, onde chegou em 1975 e passou 12 anos da sua carreira. Com um longo percurso, firmou a marca de segundo melhor marcador da história do clube e deu ao Sporting um dos momentos mais gloriosos do campeonato português frente ao Benfica, em 1986.

Em comunicado, o Sporting recorda a passagem de Manuel Fernandes pelo plantel, pela equipa técnica e ainda pela direção do clube. “De Leão ao peito, realizou mais de 400 jogos e apontou 257 golos, conquistando dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça”.

Passou por diversos clubes. Assumiu o comando técnico da equipa principal dos leões na época 2000/2001 e, como dirigente, teve a cargo a equipa B e o departamento de scouting. Muito antes disso, Manuel Fernandes passou pela seleção nacional. Cumpriu, ao todo, 1965 minutos em 30 jogos por Portugal. Nos últimos anos, foi comentador de desporto na SIC Notícias e na Sporting TV.

Manuel Fernandes estava internado há várias semanas, depois de ter sido operado a um tumor em maio. A notícia da morte foi avançada pelo filho nas redes sociais.

“Perdi o meu melhor amigo”, escreveu Tiago Fernandes no “X”.

Manuel Fernandes. “Lendas ficam para sempre”

Entre várias conquistas, o eterno “número 9” ficará para sempre ligado ao famoso “poker” do Sporting ao Benfica

Em dezembro de 1986, o clube de Alvalade venceu as águias por 7-1, estabelecendo o recorde de maior diferença de golos entre os dois clubes até hoje. Manuel Fernandes marcou quatro desses sete golos e levou os adeptos ao rubro. Ainda assim, o Benfica conseguiu ser campeão nessa época.

O Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto já reagiram à morte de Manuel Fernandes. “Grandes adversários enriquecem a nossa história”, escreveu o clube da invicta na rede social “X”.

Num vídeo publicado nas redes sociais, o Sporting recorda as declarações do antigo jogador. “Fiz aquilo que mais gostava: Chegar um dia ao Sporting. Nem que fosse um jogo, eu ficaria feliz. Para um miúdo de Sarilhos Pequenos que queria jogar nem que fosse uma vez no Sporting, sinto-me mais que realizado”.

 

Imagem: @SportingCP no “X”

Sérgio Aleluia
Sérgio Aleluia
sergio.aleluia2013@gmail.com

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui