Cientistas descobrem (acidentalmente) gel que pode acabar com a queda de cabelo

Um grupo de cientistas acaba de anunciar uma descoberta acidental que pode revolucionar o tratamento da calvície, uma condição genética que afeta aproximadamente 50% dos homens e 25% das mulheres aos 50 anos. Os investigadores descobriram um novo gel que é tão eficaz como o minoxidil, comercializado como Rogaine, no combate à queda de cabelo.

A descoberta ocorreu durante um estudo conjunto entre a Universidade de Sheffield, na Inglaterra, e a Universidade COMSATS, no Paquistão. Investigavam como o açúcar natural desoxirribose poderia ajudar na cicatrização de feridas. Durante os testes, ao aplicar desoxirribose em feridas de ratos de laboratório, observaram um rápido crescimento de pelos nas áreas ao redor das lesões.

Motivados por essa descoberta, os cientistas decidiram investigar mais a fundo. Aplicaram pequenas doses de desoxirribose em ratos machos com queda de pelos induzida por testosterona e perceberam que o açúcar promovia a formação de novos vasos sanguíneos, estimulando o crescimento capilar.

Tão eficaz como o minoxidil

“A nossa investigação sugere que o açúcar desoxirribose pode melhorar a irrigação sanguínea dos folículos capilares, incentivando o crescimento do cabelo”, explicou Sheila MacNeil, professora emérita de engenharia de tecidos da Universidade de Sheffield.

Os testes mostraram que o gel é tão eficiente quanto o minoxidil. Embora o minoxidil possa atrasar a queda de cabelo e promover algum crescimento, a verdade é que a sua eficácia não é universal. A Food and Drug Administration aprovou dois medicamentos para tratar a calvície hereditária: minoxidil e finasterida (Propecia). A finasterida, que só é aprovada para uso masculino, mostrou retardar a queda de cabelo em 80% a 90% dos homens, mas está ligada a efeitos colaterais como depressão, disfunção erétil, diminuição da libido, dor testicular e pensamentos suicidas.

Algumas pessoas com queda de cabelo recorrem a tratamentos a laser ou cirurgias de transplante. Bryan Johnson, especialista em antienvelhecimento, recomenda combinar terapia com luz vermelha, microagulhamento e tratamentos tópicos. Devido às opções limitadas e aos potenciais efeitos adversos, um gel seguro e não invasivo pode ser uma grande revolução no tratamento da calvície.

Se comprovada eficaz em humanos, a desoxirribose poderia também tratar alopecia e estimular o crescimento de cabelo, cílios e sobrancelhas após a quimioterapia. “Esta é uma área que carece de estudo e exige novas abordagens”, relataram os pesquisadores recentemente na revista Frontiers in Pharmacology.

MacNeil mantém um otimismo cauteloso: “A investigação que fizemos está numa fase muito inicial, mas os resultados são promissores e justificam uma investigação mais aprofundada”.

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui