A Lourinhã vai voltar a ser palco de mais uma celebração gastronómica de excelência, com a 13ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã. O evento decorre de 8 a 22 de novembro. A quinzena conta com a colaboração dos produtores locais, como a Adega Cooperativa da Lourinhã e a Quinta do Rol.
Assim, durante duas semanas, 19 restaurantes da região são convidados a prestar homenagem à Aguardente DOC Lourinhã. O desafio é apresentar menus exclusivos onde este produto é o ingrediente protagonista.
Desde entradas, pratos principais e até sobremesas, quem visitar a região poderá experimentar criações dos espaços aderentes. Há o Queijo de Cabra com Beterraba Assada, o Borrego com Aguardente e Alecrim e ainda a sobremesa Nuvens com Creme de Ovos e Crocância de Aguardente DOC Lourinhã.
Os cocktails exclusivos também marcam presença nesta edição, com propostas como o DOC Ginger, o Aguardente DOC Lourinhã Punch, o DOC Passion e o Aguardente Sour, criados por alguns dos restaurantes aderentes.
“Esta edição da Quinzena Gastronómica é especial, pois além de celebrar o que de melhor se faz na nossa região, integra pela primeira vez um Seminário Internacional e o Aguardente DOC Fest Lourinhã. Estes eventos permitem-nos não só reforçar os laços com a comunidade, mas também mostrar ao mundo o valor da nossa aguardente”, afirma João Serra, Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã, entidade organizadora.
Quinzena de comida e atividades
Além da experiência gastronómica, a Quinzena contará com atividades paralelas como uma Noite de Fados e uma Noite de Francesinha com Aguardente DOC Lourinhã.
No entanto, o maior destaque vai para o Aguardente DOC Fest Lourinhã, que decorre de 15 a 17 de novembro. Inclui, por isso, provas, showcookings e música ao vivo, lançamentos de novos produtos, experiências gastronómicas e apresentações de cocktails.
Faz também parte do festival o Seminário Internacional “Aguardentes, Territórios e Sustentabilidade”. O evento reúne especialistas e produtores para debater a produção sustentável e a inovação no setor. O Seminário decorre na Associação Musical e Artística Lourinhanense e tem entrada livre.