Já está fechado o negócio de venda do EuroBic aos espanhóis do Abanca. Logo que o contrato foi assinado, foi dada luz verde ao início da operação de rebranding das quase 180 agências do banco em território nacional.
A partir de agora, o EuroBic tem uma nova imagem em todo o país. O embondeiro e o fundo vermelho desaparecem e dão lugar à base branca característica da marca galega. Porém, a referência “EuroBic” mantém-se, para já, ao lado do nome Abanca, à esquerda, escrita a preto. Trata-se de uma marca de transição que vai durar até ao próximo ano.
“A entidade irá operar sob a marca “EuroBic ABANCA” até que, ao longo de 2025, se conclua o processo de integração tecnológica e operacional do negócio. Este logótipo de transição será também apresentado nos diferentes canais digitais (web, banca eletrónica e mobile), bem como nos cartões de crédito e débito”, esclarece o banco em comunicado.
Já no edifício que serviu de sede ao EuroBic, em Lisboa, o lettering altera-se de forma definitiva para a marca espanhola.
Abanca: o sétimo maior banco de Portugal
O valor da compra do EuroBic não foi divulgado, mas o Abanca torna-se o sétimo maior banco a operar em Portugal.
“A aquisição do EuroBic tem um claro sentido estratégico, devido ao dinamismo do mercado português, a sua inter-relação económica com a Galiza e com Espanha e as sinergias que proporciona ao nosso projeto”, afirmou Juan Carlos Escotet, presidente do Abanca, em comunicado.
O processo de compra já se arrastava há vários anos. Porém, era necessário o aval tanto do Banco de Portugal como de entidades europeias. No final de junho, o regulador deu autorização para que o negócio avançasse. O Banco Central Europeu e a Autoridade da Concorrência deram a luz verde final.
Assim, o Abanca quadruplica o número de clientes, triplica o volume de negócios e os pontos de venda no país. Anteriormente, o banco espanhol adquiriu a rede de retalho do Deutsche Bank Portugal e conseguiu atingir 70 pontos de venda, com um volume de negócio de quase 7.000 milhões de euros.
Quanto ao EuroBic, representa um volume de negócios superior a 11.500 milhões de euros, com um volume de crédito de 5.167 milhões de euros e depósitos de 6.280 milhões. O banco tem cerca de 1.400 funcionários e mais de 240.000 clientes.
O Banco BIC Português tinha Isabel dos Santos e Fernando Teles como principais acionistas. A participação da filha do ex-Presidente de Angola (42,5%) foi arrestada preventivamente pelas autoridades angolanas na sequência do caso Luanda Leaks.