O consumo de pickles aumenta o risco de desenvolvimento de cancro gástrico, conforme indicado por um estudo recente publicado no Cancer Science. Os cientistas envolvidos na investigação explicam que esse risco é atribuído à alta concentração de sal nesse tipo de alimento.
Enquanto o consumo de vegetais frescos está associado a um menor risco de cancro gástrico, o consumo de vegetais em conserva, como pickles, está fortemente ligado a um aumento desse risco, conforme relatado pelos autores do estudo.
O estudo
A análise dos investigadores baseou-se na comparação entre o efeito do consumo de vegetais frescos e em pickles sobre o risco de cancro gástrico em populações japonesas e coreanas.
Este estudo, realizado com recurso a uma meta-análise de relatórios epidemiológicos anteriores, revelou que, apesar do alto consumo de legumes, a incidência de cancro gástrico permanece elevada.
[…] A investigação revelou que aqueles que sofriam de insónia enfrentavam um risco significativamente maior de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e depressão. Da mesma forma, aqueles que faziam sestas diurnas tinham uma maior probabilidade de desenvolver cancro. […]