Um estudo chega a conclusões surpreendentes e aponta que alguns hidratos de carbono aparentemente inofensivos representam um risco maior para os seus dentes do que as guloseimas. De acordo com Whitney DiFoggio, um higienista dentário, os hidratos de carbono fermentáveis, como o pão branco, a massa, as batatas fritas, os cereais e as bolachas, causam verdadeiros estragos na saúde dentária.
DiFoggio explica que estes hidratos de carbono se decompõem em açúcares enquanto são mastigados, levando a um aumento da acidez na boca. Este ambiente ácido, causado pelo facto de a boca trabalhar horas extraordinárias para remover as partículas pegajosas dos alimentos, aumenta o risco de cáries.
A ideia de que certas guloseimas são alternativas mais saudáveis a rebuçados como os Skittles é desmentida por DiFoggio, que sublinha que ambos podem ser igualmente prejudiciais para a saúde dentária devido ao seu teor de açúcar.
Ordem de consumo é fundamental
No entanto, nem tudo são más notícias para os entusiastas dos hidratos de carbono. Isto porque o chocolate preto, facilmente lavável, e os alimentos que requerem uma mastigação intensa, como os vegetais estaladiços e os cereais integrais, são surpreendentemente benéficos para a saúde dentária.
O especialista sublinha a importância do horário e dos hábitos de consumo. Os lanches ao longo do dia são altamente desaconselhados já que perpetuam a acidez da boca. Assim, o recomendável é que faça apenas um o que vai permitir que a saliva neutralize o pH ácido de forma mais eficaz.
Para além disso, a ordem de consumo é importante. Os alimentos ditos neutralizantes como a fruta, os vegetais e os lacticínios devem ser consumidos em último lugar para contrariar a acidez causada por outros alimentos.
[…] leite tem sido um alimento fundamental na dieta de muitas culturas em todo o mundo. No entanto, nos últimos anos, tem havido […]