Estes alimentos são os maiores inimigos de quem quer deixar de fumar

Quem está a tentar parar de fumar deve estar atento à alimentação. Isto porque alguns alimentos podem atrapalhar a tentativa de abandonar o vício. De acordo com um especialista do site gosmokefree.co.uk, alimentos picantes, açucarados e com alto teor de sódio podem desencadear desejos por nicotina e dificultar a respiração.

“Optar por alimentos excessivamente açucarados ao parar de fumar pode levar a uma dependência do açúcar como substituto da nicotina”, começa por explicar.

Assim, evitar alimentos fritos também deve ser uma prioridade já que podem contribuir para o acumular de gordura e pressão adicional no diafragma. Para aqueles que estão no processo de deixar de fumar, esse aumento de pressão pode complicar a respiração. O consumo excessivo de sal também pode resultar na retenção de água no organismo o que vai fazer com que respire com mais dificuldade.

Café também deve ser controlado

Finalmente, o consumo de café também deve ser o menor possível. Isto porque “pode atuar como um gatilho para o consumo de nicotina, já que a cafeína intensifica os efeitos estimulantes dos cigarros, gerando sinergia”, explica o especialista. “A combinação de café e cigarros muitas vezes torna-se numa rotina reforçada, fortalecendo a associação entre os dois e dificultando a tarefa de quem tenta abandonar o vício”, acrescenta.

Além dos desejos alimentares, os fumadores que deixam o hábito podem experienciar outros efeitos colaterais. São eles as alterações de humor, congestão, tosse e insónias. Recomenda-se que pratique exercícios respiratórios e meditação, estabeleça uma rotina de exercícios físicos e, em casos mais complexos, procurar aconselhamento médico. O tabagismo é a principal causa evitável de doenças e mortes no mundo. 

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui