Alterações climáticas colocaram Humanidade em vias de extinção, diz estudo

Um novo estudo publicado recentemente na revista Science, lança uma intrigante hipótese de que os antepassados do ser humano enfrentaram uma possível extinção930 mil anos, período em que a Terra passava por drásticas mudanças climáticas.

De acordo com os investigadores, durante esse período crítico, a população humana sofreu uma queda dramática, perdendo uns impressionantes 98,7% de seus indivíduos.A teoria parte de um grupo de cientistas da Fundação Nacional de Ciências Naturais da China. 

Estes especialistas estimam que, antes dessa drástica redução, a população humana contava com cerca de 98 mil indivíduos férteis. Porém, este número número sofreu uma impressionante redução para 1.280 indivíduos férteis. E assim permaneceu por um período de 117 mil anos antes de começar a recuperar.

A conclusão foi obtida por meio da análise dos genomas de 3.154 indivíduos pertencentes a 50 populações diferentes de todo o mundo. De acordo com Wangjie Hu, biólogo computacional que liderou o estudo, os resultados mostram-se consistentes com as análises de fósseis desse período.

Estudo pode mudar história da Humanidade

Se esta teoria se confirmar, o estudo pode ter profundas implicações científicas para a história da humanidade. Os especialistas chineses acreditam que esta drástica queda na população pode oferecer explicações plausíveis sobre a divisão dos antepassados humanos em dois grupos distintos: aqueles que deram origem aos Neandertais e aos Homo Sapiens, os seres humanos modernos que conhecemos hoje.

É importante notar, no entanto, que o estudo não reúne consenso. Stephan Schiffels, um geneticista populacional do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, citado pelo New York Times, explica as suas reticências com um exemplo prático.

“É como inferir o tamanho de uma pedra que cai no meio de um grande lago apenas a partir das ondulações que chegam à costa alguns minutos depois”. Brenna Henn, uma geneticista da Universidade da Califórnia, concorda que se trata de “uma interpretação plausível”, mas enfatiza que existem outras teorias que também podem explicar a diversidade genética da espécie humana. 

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui