Banco Alimentar recolhe mais de 1.700 toneladas de alimentos

A mais recente campanha do Banco Alimentar angariou 1.755 toneladas de alimentos. O balanço é feito pela instituição que, a 25 e 26 de maio, esteve presente em mais de 2.000 superfícies comerciais em todo o país.

Em declarações à Rádio Renascença, a Presidente da Federação dos Bancos Alimentares faz um balanço muito positivo. Aliás, Isabel Jonet considera mesmo os resultados surpreendentes. 

“É bastante surpreendente, atendendo à quantidade de eventos que houve, seja desportivos, sejam culturais, musicais ou a queimas de fitas. Mas também porque o custo de vida está muito elevado e muitas famílias não têm folga orçamental. Apesar das dificuldades, os portugueses confiam no Banco Alimentar”, explicou Isabel Jonet.

A campanha de recolha de alimentos superou os resultados de maio de 2023. Foram recolhidas mais 36 toneladas, embora o balanço seja inferior quando comparado com a última campanha de dezembro. Porém, essa decorreu ao longo de três dias e em época de Natal.

Banco Alimentar ajuda mais de 360 mil pessoas

O resultado positivo das campanhas só é possível graças à ajuda de voluntários. Nesta última foram mais de 40 mil em todo o país.

Assim, feita a recolha, os alimentos vão ser organizados e distribuídos por mais de 2.400 instituições de solidariedade social. Ao todo, são apoiadas mais de 360 mil famílias em carência económica comprovada. Aliás, a única forma de obter a ajuda do banco alimentar é só mesmo através de instituições.

“Em tempos de grande ansiedade e alguma incerteza como os que vivemos, enche-nos o coração verificar que se mantêm firmes e inalterados nos portugueses valores tão essenciais como os da solidariedade, da participação cívica ativa”, concluiu Isabel Jonet, citada em comunicado.

No ano passado, os 21 bancos alimentares portugueses distribuíram mais de 25 mil toneladas de alimentos.

Doações ao Banco Alimentar continuam

Quem não teve oportunidade de fazer uma doação durante a campanha, ainda o pode fazer até dia 2 de junho. Assim, através do site Alimente esta ideia pode contribuir com doações online. Nos supermercados, estão disponíveis os “Ajuda Vale“, que são depois convertidos em alimentos para as instituições ajudadas.

Imagens: Carolina Piedade

Sérgio Aleluia
Sérgio Aleluia
sergio.aleluia2013@gmail.com

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui