Este exercício super simples reduz significativamente a dor lombar

A caminhada diária traz inúmeros benefícios para a saúde, sendo uma forma simples e eficaz de melhorar o bem-estar geral. A prática regular deste exercício reduz o risco de doenças cardíacas, diminui a pressão arterial, o LDL (colesterol “mau”), diminui o stress, aumenta a imunidade e melhora a digestão.

Recentemente, um novo estudo publicado na revista The Lancet revelou mais um motivo para incluir caminhadas diárias na sua rotina. De acordo com a pesquisa, os participantes que caminharam 30 minutos, cinco vezes por semana, apresentaram uma redução significativa nas dores nas costas e realizaram menos consultas médicas do que aqueles que permaneciam inativos.

O Impacto da caminhada

A dor lombar é um problema que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, com estimativas de que 619 milhões de pessoas tenham sofrido desse mal em 2020. A previsão é que esse número aumente para 843 milhões até 2050. Estudos anteriores mostram que, após uma recuperação de dor lombar, sete em cada dez pessoas voltam a experienciar o problema no ano seguinte. No entanto, aqueles que caminham regularmente, segundo o estudo, desfrutam de quase o dobro do tempo sem dores nas costas em comparação com os que não se exercitam.

O Dr. Jason Lipetz, chefe de medicina da coluna vertebral na Northwell Health, alerta que atividades como levantar objetos pesados e até certos movimentos do corpo, como dobrar-se, podem contribuir para a dor nas costas. Além disso, atividades cotidianas, como andar de bicicleta com o assento mal ajustado ou sair de um carro de forma inadequada, também podem exercer pressão na coluna vertebral, exacerbando a dor lombar.

O exercício na prevenção da dor lombar

Com o aumento do sedentarismo e dos trabalhos que exigem longas horas diante de telas, as gerações mais jovens estão sofrendo mais com dores nas costas. A falta de atividade física e o uso excessivo de smartphones, computadores e tablets têm contribuído significativamente para esse aumento.

Caminhar, por ser uma atividade de baixo impacto, é uma excelente alternativa ao exercício de alta intensidade, como a corrida. Além de ser gratuito e fácil de praticar, a caminhada regular pode ajudá-lo a viver mais e melhor, com menos dor. Estudos também sugerem que caminhar 5.000 passos três vezes por semana pode aumentar a esperança de vida em três anos e reduzir os custos com cuidados de saúde em até 13%.

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui