De acordo com um estudo publicado no “PLOS Digital Health Journal“, as cinco da manhã são a pior hora do dia em termos de humor. A investigação, realizada por cientistas da Universidade de Michigan e da Dartmouth Health, analisou dados de 2.602 médicos internos durante dois anos.
Os resultados indicam que o humor das pessoas segue um ciclo natural. O ponto mais baixo acontece de manhã cedo e o mais alto à noite. Este ciclo é independente da privação de sono, ou seja, mesmo que durma o suficiente, será mais baixo às cinco da manhã do que às cinco da tarde.
O papel do humor na saúde mental
O estudo também descobriu que quanto mais tempo uma pessoa está acordada, pior o humor fica. A privação do sono agrava ainda mais este efeito.
Embora o estudo tenha sido realizado num ambiente artificial de laboratório, os cientistas acreditam que os resultados podem ser aplicados à população em geral. Além disso, acreditam que ferramentas digitais como o Fitbit podem ser usadas para monitorizar o humor e identificar pessoas em risco de problemas de saúde mental.
[…] fenómeno revelou uma componente genética por trás dessa característica em algumas pessoas. Os cientistas identificaram variantes raras de um gene chamado TUBB4B, que está envolvido no controlo da forma […]