Clubes de Lisboa perto da hegemonia na Liga 3 de Futebol

A fase regular da Liga 3 já vai na segunda volta e, a apenas sete jornadas para do fim, o sucesso das equipas da Associação de Futebol de Lisboa é mais que evidente.

O terceiro escalão do futebol nacional passou a ter um modelo muito próprio que foi sofrendo pequenos ajustes até chegar ao modelo atual. Nas duas primeiras divisões nacionais de futebol em Portugal, há 18 equipas que disputam 34 jornadas. No final, somam-se os pontos de cada equipa e obtém-se uma classificação final.

Mas, na Liga 3, há duas séries com 10 equipas cada. A “Série A”, também conhecida como a série do Norte. E, depois, a “Série B”, conhecida como a do Sul. No final da fase regular, as equipas do Norte e do Sul misturam-se em função da classificação de cada clube.

Os quatro primeiros classificados seguem para o apuramento destinado à subida de divisão, enquanto os últimos seis de cada série disputam a manutenção. Assim, o primeiro e quarto classificados da Série A juntam-se ao segundo e ao terceiro classificados da Série B, e vice-versa.

Na fase de apuramento para a subida, todos os clubes começam com zero pontos. Enquanto que na fase de manutenção, os clubes transportam uma quota de pontos em função da classificação em que quem fez mais pontos começa com uma vantagem pontual em relação a quem fez menos.

Liga 3: A Série B ou Série Sul

Porque as Séries são divididas em função da distribuição geográfica dos clubes, as equipas da Associação de Futebol de Lisboa jogam sempre na Série B. E na presente edição de 2024/25, há quatro representantes do distrito de Lisboa: Belenenses, Sporting B, Atlético CP e 1º Dezembro.

Os quatro clubes competem com emblemas representantes das Associações de Futebol de Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco e Angra do Heroísmo.

Dessa forma, os clubes de Lisboa estão todos na luta pelas primeiras quatro posições que dão acesso à fase de subida. O Belenenses lidera com 19 pontos, seguido do Atlético com 18 pontos. Em quinto lugar está o Sporting B com 16 pontos, seguido do 1º Dezembro com 15 pontos.

Pelo meio, a Académica com 18 pontos e o Caldas com 17, procuram evitar que os quatro lugares de apuramento sejam todos ocupados por equipas da Associação de Futebol de Lisboa. Um cenário possível neste momento.

Naturalmente, será preciso esperar pelas 18 jornadas da fase regular (todas as equipas se defrontam duas vezes) para saber se o apuramento dos quatros clubes de Lisboa acontece ou não.

Contudo, o cenário de algo nunca antes vivido pela Associação de Futebol de Lisboa está bem vivo na Liga 3.

Texto: João Morais
Imagem: Facebook Liga 3

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui