A partir do dia 15 de dezembro, a circulação nas linhas ferroviárias servidas pela Fertagus ganha um novo fôlego com maior frequência de comboios a circular. O intervalo de passagem de composições vai ser reduzido para 20 minutos em todos os dias da semana. Dessa forma, a ideia será aumentar o fluxo e reduzir o número de passageiros presentes em cada composição.
O reforço surge na sequência do prolongamento do contrato de concessão, assinado entre a Fertagus e o Estado.
“O alargamento do contrato de concessão da Fertagus por seis anos e seis meses traduz-se em medidas com impacto bastante positivo para as populações. Comboios de 20 em 20 minutos para Setúbal, todos os dias, representam um ganho de tempo para as populações que, ao final do dia, resultam em mais qualidade de vida”, explica Miguel Pinto Luz em comunicado.
Até agora, salvo alguns casos, a frequência de circulação fora das horas de ponta era de 30 em 30 minutos ou de hora em hora. Segundo o Governo, as novas ligações trazem melhorias para várias estações: Penalva, Pinhal Novo, Venda do Alcaide e Palmela.
A oferta até Setúbal é largamente aumentada, tanto nos dias úteis como aos fins de semana e feriados, com comboios de 20 em 20 minutos. Esta melhoria representa um aumento em 73% dos lugares oferecidos aos dias úteis e em 172% aos fins de semana.
Fertagus: mais frequência mas comboios mais pequenos
Apesar das novidades na frequência de circulação, a Fertagus vai manter os mesmos 18 comboios em funcionamento. O aparente aumento de comboios a circular será possível através de alterações da configuração das próprias composições.
Assim, haverá os chamados serviços com comboios simples, com quatro carruagens, e com comboios duplos, de oito carruagens. Dessa forma, haverá um ganho na frequência de circulação mas acresce o inconveniente de haver menos espaço em cada ligação.
A Fertagus esclarece que haverá ligações que vão manter as composições duplas. No entanto, a concessionária espera que a alteração venha a favorecer os passageiros, evitando a concentração de pessoas em comboios.
O Presidente da Câmara de Setúbal aplaude a medida. “Com esta medida será possível garantir melhor mobilidade ferroviária dos nossos munícipes para a capital e para os restantes concelhos da península de Setúbal. Além de aliviar a pressão notória que se sente nas carreiras rodoviárias da Carris Metropolitana para Lisboa”, escreveu André Martins.
Imagem: Facebook de André Martins
[…] agora, apenas o Metro de Lisboa e a Fertagus dispunham da opção de pagamento com cartão multibanco diretamente nos validadores presentes em […]