Não é surpresa que é em Lisboa – com larga margem – que estão as casas mais caras do país e até da Europa. Assim, de acordo com um estudo levado a cabo pela plataforma online HelloSafe, para adquirir uma casa de 100 metros quadrados, é necessário um salário mensal bruto de 6.123 euros. Este valor é substancialmente superior ao necessário para comprar uma casa no Porto, onde são exigidos 3.477 euros por mês.
Porém, a verdade é que a cidade nortenha só ocupa o quatrto lugar do ranking, sendo superado por Madeira, com 3.573 euros, e Faro, que fecha o pódio com 3.495 euros.
Os salários em Portugal
Ora, tendo em consideração que mais da metade da população portuguesa ganhou menos de mil euros por mês em 2022, de acordo com dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, comprar casa em Portugal é cada vez mais uma possibilidade ao alcance de uma minoriz.
Além disso, o salário médio bruto em Portugal não passou dos 1.411 euros. Ou seja, menos de metade do necessário para comprar casa em qualquer um dos distritos dque ocupam o top-10 nacional.
O acesso à habitação é uma das principais preocupações em Portugal, devido aos preços elevados das casas, do arrendamento, das taxas de juros e à dificuldade no acesso ao crédito. Tudo isto para além dos baixos salários da maioria da população.
Os preços medianos das casas no continente ultrapassaram pela primeira vez os 1.500 euros por metro quadrado, chegando a 1.740 euros para habitações novas, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.
A taxa de esforço em causa
Em Lisboa, o valor mediano das vendas no 1º trimestre de 2023 foi de 3.965 euros por metro quadrado, enquanto no Porto atingiu os 2.609 euros. Isso significa que, em média, uma casa de 100 metros quadrados custaria cerca de 396 mil euros em Lisboa e 260 mil no Porto.
O estudo considera um empréstimo a 25 anos, uma taxa de esforço de um terço e uma entrada pessoal de 10% do valor do imóvel, que é o mínimo atualmente exigido pelos bancos.
Para uma casa de 400 mil euros com um empréstimo de 25 anos, as prestações mensais simuladas ficam nos dois mil euros. Assim, e tendo em conta a taxa de esforço tal traduz-se em valores mensais de cerca de seis mil euros.
Os requisitos variam de distrito para distrito, com valores mensais substancialmente inferiores em cidades como Guarda (771 euros), Portalegre (816 euros) e Castelo Branco (879 euros). A plataforma estima que, em média, o salário mínimo bruto necessário para comprar uma casa de 100 metros quadrados em Portugal seja de 3.147 euros.
E em Espanha?
Em comparação com Espanha, em que a média salarial é de 1.822 euros, um estudo semelhante aponta para um salário de 3.200 euros necessário para obter um empréstimo para uma casa de 100 metros quadrados, destacando a discrepância entre a realidade socioeconômica de Portugal e os preços das casas.