Nos recantos pouco explorados da Amazónia e em ilhas isoladas no Oceano Índico, algumas tribos permanecem incólumes à influência moderna. Entre essas tribos, a mais enigmática é a dos Sentineleses, que habita na remota Ilha Sentinela do Norte.
O grupo adota um estilo de vida similar ao das tribos pré-históricas, evitando o uso de metais e recorrendo a ferramentas rudimentares feitas de madeira e pedra. Localizada no Oceano Índico, a ilha extende-se por uns impressionantes 72 quilómetros quadrados de densa vegetação. Este fator torna impossível perceber o que acontece no interior da ilha a partir do ar (seja drone ou helicóptero).
Hostilidade
A tribo dos Sentineleses, estimada entre 50 a 400 indivíduos, é conhecida pela sua hostilidade em relação a estranhos, atacando e matando quem ouse invadir o seu território. Em 2004, durante o famoso tsunami, um helicóptero tentou oferecer auxílio, mas foi recebido com uma ‘chuva’ de flechas.
Foi então criado um perímetro de segurança e impede qualquer pessoa de se aproximar da área onde vivem os Sentinelenses.
O que se sabe?
Pouco se sabe sobre a cultura e os hábitos dos Sentineleses. De acordo com a Survival International Subsistem, caçam e pescam. Os utensílios são feitos de madeira e pedra e algum ferro oriundo de de naufrágios e de presentes da década de 1990.
As casas dos Sentineleses são construídas com capim e utilizam canoas impulsionadas por varas que vão até ao fundo da água. Esta tribo já tem raízes muito profundas nesta Ilha, sendo estimado que lá vivam há mais de 55 mil anos.
North Sentinel Island has a fascinating and mysterious history that spans centuries. While many details remain unknown due to its isolation, some key events and developments have been pieced together:
1. Ancient Origins: The Sentinelese are believed to have inhabited the island… pic.twitter.com/jzYYDFNhA6
— infinitude (@infinitude1988) August 8, 2023