Uma especialista do sono revelou que cantarolar é uma forma eficaz de combater o cansaço graças a uma reação química que acontece no interior do corpo. A Dr.ª Nerina Ramlakhan explicou, em declarações ao The Guardian, que ao cantarolar com a boca fechada, o corpo produz naturalmente “óxido nítrico nas cavidades nasais, que é um anti-séptico, antiviral e anti-inflamatório”.
Estudos anteriores também confirmaram que este tipo de som tem realmente impacto e mostraram que pode mesmo reduzir a sensação de exaustão. “Depois de acabar de cantarolar, se inspirar imediatamente pelo nariz, pode absorver um pouco do óxido nítrico”, acrescenta Louis Ignarro, vencedor de um Prémio Nobel pela sua investigação sobre o óxido nítrico, ao Shape.
Só precisa de… 5 segundos
O professor de farmacologia molecular e médica da UCLA explicou que o este gás tem um papel vital na dilatação das vias respiratórias e na abertura dos vasos sanguíneos, permitindo assim que os pulmões recebam mais oxigénoo. Essa melhoria no fluxo sanguíneo é essencial para combater doenças, já que o óxido nítrico nos pulmões pode eliminar ou inibir o crescimento de várias bactérias, parasitas e vírus.
Tudo o que precisa são cinco segundos deste ‘zumbido’. Estes poucos segundos equivalem a 15 vezes mais óxido nítrico na cavidade nasal em comparação com cinco segundos de expiração tradicional. “Se fizermos 10 segundos de zumbido, todo o ar é trocado. Com a respiração normal, isso demora entre meia hora e uma hora”, aponta.
Além disso, as vibrações deste cantarolar têm um efeito redutor no stress. De acordo com Ramlakhan, essas pausas devem seguir o ritmo ultradiano, um ciclo de cerca de 90 minutos, permitindo uma reposição intermitente de energia.
Como cantarolar para aumentar a energia
- Encontre um local tranquilo onde possa cantarolar sem ser incomodado.
- Feche a boca e faça um som de zumbido, como se estivesse a cantarolar uma nota longa.
- Continue a fazer o som durante 5 a 10 segundos.
- Inspire pelo nariz para absorver o óxido nítrico.