É por isto que fica sempre constipado no inverno

Um grupo de investigadores da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, desvendou o mistério por trás do aumento de constipações e gripes durante o inverno. A resposta, ao contrário do que se poderia presumir, não é assim tão evidente.

De acordo com um estudo publicado recentemente na revista científica The Journal of Allergy and Clinical Immunology, o ar frio tem um efeito prejudicial na resposta imunológica das células no nariz que são responsáveis por impedir a replicação de vírus e a entrada de bactérias.

Assim, as vias aéreas são o primeiro ponto de contacto para vírus respiratórios, desencadeando respostas imunes inatas. Ora, reduzir a temperatura interna do nariz em até 5°C, como é comum em dias frios de inverno, pode comprometer metade da imunidade dos indivíduos. 

O frio como grande culpado

Os cientistas monitorizaram a rota da infecção viral e da resposta gerada para entender o processo de contaminação. Quando o vírus entra pelas narinas, a região frontal do nariz é a primeira a reagir. As células que revestem essa área criam milhões de cópias simplificadas de si mesmas, conhecidas como vesículas extracelulares (EVs).

Essas cópias são versões em miniatura das células, especificamente projetadas para eliminar o vírus e atuam como uma armadilha para o patógeneo, que se liga a elas em vez de se ligar às células. As EVs são expelidas pelo muco nasal, impedindo a replicação dos germes.

Os cientistas descobriram que as EVs têm uma quantidade muito maior de recetores na sua superfície do que as células originais presentes no nariz. Esse aumento ajuda a evitar a infecção viral. Para compreender como o organismo reage às temperaturas frias, expuseram quatro voluntários a 15 minutos de baixas temperaturas e mediram as condições dentro das cavidades nasais.Constataram que a temperatura no nariz pode diminuir até 5°C, o que pode levar à morte das EVs, resultando na comprometimento da imunidade. 

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui