O ChatGPT é uma Inteligência Artificial de linguagem natural criada pela OpenAI. Baseado no modelo GPT (Transformador Generativo Pré-treinado), utiliza milhões de dados para entender e escrever textos, simulando conversas humanas. A sua capacidade de compreensão contextual, respostas coerentes e flexibilidade para interagir com os internautas torna-o extremamente útil em diversos campos.
Se o seu advento, há sensivelmente um ano, foi um verdadeiro marco histórico, há uma novidade que promete não deixar ninguém indiferente. A notícia foi dada a conhecer nos últimos dias aquando do DevDay, a primeira conferência de desenvolvedores da OpenAI.
Saiba como criar o seu ChatGPT
É que os utilizadores já podem criar as suas próprias versões personalizadas desse modelo de linguagem. Além disso, não é preciso ter quaisquer conhecimentos de programação para o treinar, já que este treino acontece via interação. Ou seja, o utilizador só terá de especificar o que quer que o bot faça.
Nos bastidores, o ChatGPT vai dedicar-se a escrever o código necessário para criar e executar as suas ‘ordens’. Assim, os bots podem ligar-se a outros sites e serviços para fazer coisas como aceder a bases de dados, pesquisar e-mails e automatizar encomendas de comércio eletrónico, adianta a OpenAI.