À primeira vista, pode ser difícil distinguir entre os sinais de stress e ansiedade. Afinal, ambas são emoções negativas que podem deixar-nos exaustos, prejudicar a capacidade de concentração e afetar de sobremaneira as noites de sono. Compreender aquilo que está a sentir é crucial para determinar a abordagem certa para superar esses sintomas e recuperar o bem-estar.
Assim, o stress é, por norma, uma reação temporária a problemas ou desafios momentâneos. Por outro lado, a ansiedade é um problema de saúde mental que pode ser duradouro e, em alguns casos, crónico.
Dois problemas distintos com sintomas semelhantes
O transtorno de ansiedade é um dos distúrbios de saúde mental mais prevalentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, aproximadamente 40 milhões de pessoas lidam com esta condição em algum momento da vida. O stress, por sua vez, é uma resposta natural do corpo a mudanças e/ou desafios.
Em alguns casos, estes dois problemas podem coexistir, já que o stress pode desencadear a ansiedade. Além disso, ambos partilham sintomas, como tensão muscular, aumento da frequência cardíaca e distúrbios do sono. Conforme explica a Associação Americana de Ansiedade e Depressão, a principal diferença entre elas é que o stress é uma reação a um problema específico, enquanto a ansiedade é uma reação ao stress.
As perguntas que deve fazer para identificar cada uma delas
Sente-se exausto devido à pressão com a carga horária do trabalho, com o projeto escolar ou com as expectativas dos outros? Então, nesse caso, provavelmente, o que está a sentir é stress.
Por outro lado, se costuma experienciar uma sensação mais permanente de medo ou desconforto e/ou preocupações mais voltadas para o futuro do que com o presente, é provável que esteja a lidar com ansiedade.
Como abordar cada um desses problemas
Stress
Por norma, diminui quando a situação ou problema que o desencadeou é resolvido. Quando está realmente stressado, estabelecer um plano com estratégias práticas para enfrentar a causa do stress é a melhor maneira de melhorar o seu bem-estar.
Ansiedade
Conforme explica David Spiegel, Presidente Associado de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade de Stanford (EUA), menciona numa entrevista ao Huffington Post, “o stress pode ser tratado de maneira mais prática, enquanto a ansiedade pode exigir aconselhamento, medicação ou outro tratamento psicológico profissional”. Portanto, a abordagem para tratar a ansiedade por norma envolve a necessidade de ajuda médica.
[…] o ser-humano deveria ter uma maior atenção à sua saúde mental, procurando alcançar um bem estar psicológico e uma estabilidade emocional importantes para uma vida com qualidade. Infelizmente, […]