Diogo Costa brilha e leva Portugal aos quartos de final

Portugal segue em frente e está nos quartos de final do Euro 2024. A seleção nacional venceu a Eslovénia e já tem definido o próximo adversário. Será a França, uma das favoritas à vitória. Porém, vencer os eslovenos trouxe uma carga de nervos até aos instantes finais. O adversário foi morno, jogou quase sempre à defensiva e obrigou a uma ida às grandes penalidades. E foi aí que Diogo Costa foi fundamental.

Destacou-se e respondeu. O guarda-redes do FC Porto defendeu os três penáltis da Eslovénia (Ilicic, Balkovec e Verbic) levou os adeptos à loucura. Assim, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo puderam fazer o resto e, juntos, entregaram a vitória a Portugal.

Ao brilhar nos instantes finais da partida, Diogo Costa foi considerado o homem do jogo. Consegue, sozinho, algo inédito na história do europeu. É o primeiro guarda-redes a travar três penáltis numa fase de desempate do europeu.

“Se é uma das noites mais felizes para mim? Sim, é verdade. Foi o jogo em que consegui ajudar mais a minha equipa e é nisso que me foco. Da minha parte, trabalho nunca irá faltar, aliás mato-me a trabalhar, a acreditar em mim”, disse o guarda-redes, em lágrimas, na flash interview logo a seguir à partida.

Diogo Costa salvou a vida a Ronaldo?

A frase fez manchete no jornal espanhol Marca. O abraço de Diogo Costa e Cristiano Ronaldo no fim da partida foi usado pela imprensa internacional para destacar o papel do guarda-redes. Pelo contrário, a falha de CR7 valeu-lhe inúmeras críticas. 

O capitão português não marcou a grande penalidade a favor da seleção nacional. Chegou a ser vencido psicologicamente por Jan Oblak e só nos penáltis conseguiu compensar os adeptos.

A falha, aos 12 minutos do prolongamento, deixou o jogador emocionado. Cristiano Ronaldo acabou por chorar. De imediato, recebeu o apoio de todo o plantel português.

Durante o ano não errei uma vez e, na hora que mais precisavam, o Oblak defendeu. Sentimento de alegria e tristeza, mais importante é desfrutar da classificação. Portugal merecia, porque tivemos mais oportunidades e a Eslovénia esteve todo a jogo a defender”, disse o capitão da seleção nacional à Sport TV.

Diogo Costa brilha e leva Portugal aos quartos de final

O último europeu de Ronaldo

É também uma das notícias do jogo. Com 39 anos, Cristiano Ronaldo não volta a jogar por Portugal numa próxima edição do Euro.

É sem dúvida o meu último Europeu. Mas não fico emocionado por isso, fico emocionado por tudo o que implica o futebol. Pelo entusiasmo que tenho pelo jogo, pelo entusiasmo de ver os meus apoiantes, a minha família, o carinho que as pessoas têm por mim. Não é por deixar o futebol, porque se deixar, o que falta eu fazer mais ou ganhar mais? Não se vai resumir mais um ponto ou menos um ponto. Alegrar as pessoas é o que mais me motiva”, afirmou, à RTP, o capitão da seleção nacional.

Imagens: @selecaoportugal no “X”

Sérgio Aleluia
Sérgio Aleluia
sergio.aleluia2013@gmail.com

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui