Dorme mal? A ciência acaba de descobrir os culpados

Um estudo publicado no Journal of Child Psychology and Psychiatry revelou que 30% das crianças têm dificuldades para adormecer ou ter um sono de qualidade devido a fatores genéticos. Investigadores do Instituto Neerlandês de Neurociências, em Amesterdão, analisaram 2.458 crianças e chegaram à conclusão de que as variantes genéticas têm impacto na qualidade e quantidade de sono.

A autora, Desana Kocevska, sublinha que crianças geneticamente predispostas à insónia demonstraram problemas de sono dos dois aos 15 anos. Alguns desses episódios incluíam dificuldades em adormecer, dormir menos do que a maioria das crianças durante o dia e/ou a noite e acordar frequentemente durante a noite.

No entanto, os autores alertam que há que ter em consideração que os comportamentos de sono foram relatados pelas mães das crianças e, como tal, podem ser influenciados por “percepções e expectativas maternas”. Os investigadores recuperaram ainda outras investigações que apontam que a insónia é hereditária em cerca de 40% dos casos, a qualidade do sono é hereditária em 44% e a duração do sono é hereditária em 46%.

 

Dicas para melhorar o sono das crianças

Embora a genética desempenhe um papel importante, Christopher Winter, especialista em medicina do sono, – que não participou no estudo – explica que existem muitos outros fatores que podem perturbar o sono. Desde os aparelhos tecnológicos (telemóveis, computadores, tablet) a trabalhos e/ou atividades escolares ou até medicação. Porém, salienta que se este for um problema persistente, os pais devem procurar a ajuda de um especialista do sono.

Funke Afolabi-Brown, especialista em medicina do sono pediátrico, recomenda rotinas consistentes, limitar a utilização dos ecrãs antes de dormir, ambiente de sono tranquilo e atividade física regular. Ademais, é importante que mantenha um horário de sono estável, mesmo aos fins-de-semana.

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui