Se o seu telemóvel está cheio de fotografias e e-mails não lidos ou se evita apagar ficheiros antigos, pode estar a lidar com o fenómeno conhecido como açambarcamento digital. Este comportamento caracteriza-se pela acumulação excessiva de dados, como e-mails, fotografias e documentos, muitas vezes resultando em stress e ansiedade.
O que é?
Associado à perturbação obsessivo-compulsiva, o açambarcamento digital ocorre quando alguém acumula ficheiros digitais de forma excessiva e sente dificuldade em eliminá-los, mesmo que tenham pouco ou nenhum valor. Segundo Emanuel Maidenberg, da UCLA, este comportamento é motivado pelo medo de perder informações que possam ser necessárias no futuro.
Tipos de acumuladores digitais
- Colecionadores: Organizam dados de forma meticulosa e não se sentem sobrecarregados.
- Acumuladores Acidentais: Guardam ficheiros sem intenção, devido à falta de gestão.
- Acumuladores por Instrução: Armazenam dados para fins empresariais, sem ligação pessoal.
- Acumuladores Ansiosos: Guardam dados por medo de precisarem deles futuramente.
Como solucionar?
1. Limitar informação não essencial
Apague aplicações não utilizadas, cancele subscrições desnecessárias e organize a sua caixa de entrada, eliminando e-mails sem importância. Reduzir o número de ficheiros melhora a gestão e evita o acumular de dados.
2. Estabelecer limites digitais
Reserve dias de “desintoxicação digital” para reduzir o uso de redes sociais e e-mails. Estudos mostram que isso pode aliviar o stress, melhorar a concentração e até promover um sono mais saudável.
3. Organizar diariamente
Dedique alguns minutos diários para organizar os seus ficheiros digitais. A Dra. Susan Albers recomenda apagar mensagens e notificações irrelevantes, ajudando a manter o ambiente digital mais limpo e eficiente.