De acordo com um estudo da Universidade King’s College London, publicado no European Journal of Nutrition, dormir mais horas ao fim de semana em comparação com os restantes dias pode prejudicar a saúde intestinal.
A investigação recorreu à análise das fezes, do sangue e da microbiota intestinal de quase mil voluntários. A conclusão é de que a mudança de apenas 90 minutos nos horários de sono a afeta a composição das bactérias intestinais.
O que fazer?s
Wendy Hall, uma das principais autoras do estudo, explica que “este é o primeiro estudo a demonstrar que mesmo pequenas diferenças nos horários de sono ao longo da semana parecem estar associadas a alterações nas espécies de bactérias intestinais.”
Essa espécie de “jet lag”, como é mencionada, está relacionada com uma dieta de menor qualidade, caracterizada pela ingestão reduzida de frutas e vegetais e pelo aumento do consumo de bebidas açucaradas.
A médica Sarah Berry assinala que “manter padrões regulares de sono (…) é um comportamento de estilo de vida facilmente ajustável que todos podemos adotar, que pode afetar a saúde, por meio da microbiota intestinal, para melhor”.