Hoje não há notícias.
O jornalismo faz-se de pessoas. Seres humanos que procuram, com o esforço do seu trabalho, com horas de investigação e análise dos factos, trazer conteúdo que seja rigoroso, verdadeiro, de confiança e, sobretudo, que informe os leitores.
O jornalismo não é uma profissão como as outras. É certo que usa da técnica para desenvolver um trabalho de qualidade, mas o verdadeiro propósito do jornalista não é criar um produto sexy: é trazer a verdade.
O jornalismo é um instrumento fundamental para a democracia. Pessoas mais informadas fazem escolhas melhores. Apoiar o jornalismo é, por isso, contribuir para uma sociedade livre, plural e tolerante.
Na TejoMag fazemos um esforço por reconhecer o trabalho dos nossos jornalistas, ajudando-os a levar a cabo o seu ofício, com autonomia e isenção. Fazemo-lo porque acreditamos nos nossos jornalistas e porque queremos valorizar a sua profissão.
Ser jornalista, nos dias de hoje, já não representa uma carreira profissional atraente. Dir-se-ia mesmo que o jornalista move-se, já quase exclusivamente, pela paixão pela verdade.
Os desafios que o Jornalismo enfrenta são vários. Todos podemos fazer algo mais para dignificar esta profissão. Hoje não há notícias para que possamos, cada um e coletivamente, pensar como podemos salvar o Jornalismo, neste dia de Greve dos Jornalistas.
Imagem: Danya Gutan (Pexels)