Há poucos dias, demos conta do início do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, no qual o Governo financia 85% das obras para tornar casas mais eficientes.
Agora, há outra iniciativa que certamente será do agrado dos portugueses que precisam de trocar a caldeira de aquecimento. Denominada Troca de Caldeiras, a iniciativa foi criada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com o objetivo de promover o ganho de eficiência energética.
Como se candidatar?
Se a sua caldeira é anterior a 2015, então esta é a oportunidade perfeita para aproveitar uma comparticipação de 77% e substituí-la por uma nova e mais eficiente. É importante mencionar que o programa tem um limite de 942 caldeiras e é destinado a todos os clientes com gás natural que possuam uma caldeira atmosférica a gás para aquecimento central.
Além disso, a nova caldeira apresenta uma eficiência energética até 30%, o que resulta num menor consumo de gás para os mesmos hábitos de utilização, proporcionando uma redução significativa na fatura de energia.
Para se candidatar ao programa, é necessário enviar uma fatura do gás, uma fotografia da caldeira e o Código Universal de Instalação (CUI), um código exclusivo que identifica a instalação de gás natural da sua casa. O CUI é composto por 20 dígitos, começando obrigatoriamente por “PT”, sendo atribuído pelo operador da rede de distribuição e constando do contrato e da fatura de gás natural, independente do comercializador.