As iluminações de Natal regressam ao coração de Lisboa no dia 23 de novembro. A inauguração da quadra natalícia é já um momento muito esperado na capital. Por isso, o momento simbólico do “ligar das luzes” está marcado para às 18h30, no Terreiro do Paço.
“Como já é tradição, o momento será assinalado com a ligação simbólica da Árvore de Natal às 18h30. A inauguração das iluminações de Natal será seguida de um espetáculo de luz e som e de um concerto, este ano, com Aurea”, explica a EGEAC em comunicado.
Tal como em anos anteriores, o momento da inauguração é acompanhado por Carlos Moedas. Há dois anos, o Presidente da Câmara de Lisboa protagonizou um momento inédito, quando as luzes não acenderam à hora prevista. Aliás, já no ano passado, a 30 de novembro, houve registo de um incidente durante o espetáculo de música e fogo de artifício. Ninguém ficou ferido.
O concerto no dia de inauguração das iluminações é, dessa forma, outro ponto alto do dia.
“Uma das vozes mais aplaudidas da música portuguesa apresenta “Christmas Movie Songs”, interpretando temas de filmes que marcaram a quadra natalícia ao longo de várias gerações. Depois das luzes segue-se o programa das Festas de Natal, com concertos em igrejas e outros espaços”. No ano passado, foram os Anjos que atuaram no Terreiro do Paço.
As luzes de Natal em números
O investimento para a instalação das iluminações de Natal foi de 750 mil euros. Aliás, o valor é semelhante ao gasto em anos anteriores.
Ao todo, há cerca de mil estruturas luminosas e quase seis mil peças decorativas. Dessa forma, as decorações estão espalhadas por dezenas de lugares do coração de Lisboa.
O horário de funcionamento das iluminações de Natal será alargado este ano. Assim, as luzes vão estar ligadas a partir das 17h30 e nunca serão apagadas antes da meia-noite.