Afinal, este popular suplemento o sono é altamente desaconselhado

Especialistas em sono desaconselham o uso de melatonina para tratar insónias, alertando que pode até agravar os problemas de sono. Michael Grandner, da Universidade do Arizona, explica que a melatonina é mais eficaz em regular o ciclo circadiano do que em tratar insónias crónicas.

Estudos sugerem que a melatonina pode ser útil para problemas pontuais, como o jet lag, mas não deve ser utilizada como solução contínua. A American Academy of Sleep Medicine recomenda mudanças comportamentais, como manter uma rotina de sono e evitar cafeína antes de dormir, para melhorar a qualidade do sono.

Benefícios e riscos da melatonina no sono

  • Regulação do ritmo circadiano: Eficaz em casos como jet lag ou mudanças de turnos de trabalho;
  • Problemas de dosagem: Suplementos disponíveis no mercado podem ter variação nas doses indicadas;
  • Alternativas saudáveis: Terapias comportamentais e rotinas adequadas são mais eficazes para tratar insónias crónicas.

Mantenha um horário de sono regular, desligue os aparelhos electrónicos pelo menos meia hora antes de se deitar, evite a cafeína ao fim da tarde e à noite e estabeleça uma hora de deitar que lhe permita dormir entre sete e nove horas. Ao considerar o uso de melatonina, é importante consultar um médico. Especialmente no caso de crianças, devido aos riscos de sobredosagem e seus efeitos colaterais, como sonolência e agitação.

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui