Ter dificuldades para adormecer de vez em quando ou ter uma noite em branco pontualmente, é uma coisa. No entanto, lidar com insónias de forma frequente é algo completamente diferente e que merece a sua atenção.
Se estiver perante o primeiro caso, deve considerar ajustar a alimentação. Isto porque certos alimentos, devido às suas propriedades nutricionais específicas, podem contribuir para um sono mais profundo e reparador.
Os 10 alimentos essenciais para uma bela noite de sono
Edamame: Estes feijões são uma opção noturna útil, pois ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, evitando perturbações no sono. O edamame é rico em magnésio, conhecido por melhorar a qualidade e a duração do sono, além de fornecer proteínas e fibras para mantê-lo saciado durante a noite.
Verduras: Rúcula, espinafre, acelga e couve são ricas em minerais que promovem o sono, como o potássio, que ajuda a evitar cãibras musculares, contribuindo para um sono ininterrupto.
Cenouras: Contêm alfa-caroteno, que pode aumentar a duração do sono e melhorar a qualidade, além de cálcio, que auxilia na produção de melatonina, a hormona do sono.
Batatas doces: São carboidratos de fácil digestão que ajudam a evitar indigestão. Além disso, o potássio presente relaxa os músculos, evitando cãibras noturnas.
Cogumelos: Ricos em vitamina D, podem ajudar a combater distúrbios do sono, incluindo insónia. Também são uma boa fonte de selénio, fundamental para o metabolismo e para a tiroide.
Bananas: A vitamina B6 das bananas converte o aminoácido triptofano em serotonina. Por sua vez, o corpo utiliza a serotonina como um precursor da melatonina, a principal hormona envolvida na regulação do ciclo sono-vigília.
Cerejas: Ricas em fibras e melatonina, cerejas doces ou ácidas são ótimas para promover um sono profundo e restaurador.
Abacates: Com alto teor de potássio, os abacates reduzem a frequência de despertares noturnos e aumentam os níveis de serotonina, diminuindo a ansiedade.
Ananás: A enzima bromelaína no abacaxi auxilia na digestão e na absorção de nutrientes, evitando desconfortos noturnos.
Mangas: Estas frutas têm propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que podem aliviar a congestão, a tosse e os sintomas da asma, melhorando a qualidade do sono.
Incluir o máximo destes alimentos na sua dieta pode fazer milagres pelo sono e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida.