Os parques e monumentos geridos pela Parques Sintra – Monte da Lua já têm entrada gratuita aos domingos e feriados para todos os residentes em Portugal. A medida entrou em vigor no início do ano e vem mudar as regras que até agora só permitiam a entrada grátis para os residentes do concelho de Sintra (cerca de 377 mil habitantes) e apenas aos domingos.
Estão abrangidos, por exemplo, os palácios nacionais de Sintra, de Queluz e da Pena, o Palácio de Monserrate, o Chalet da Condessa d’Edla, o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos.
Os não-residentes em Portugal ficam de fora e continuam a pagar para entrar nos monumentos e parques do concelho… e o preço já subiu. A Parques Sintra diz que há mais de uma década que os tarifários não eram revistos.
Em comunicado, explica: “Este conjunto de medidas, acompanhado da atualização dos tarifários que não eram revistos há cerca de uma década, tem como objetivo aumentar a eficiência da operação, evitando filas de espera e assegurando a melhoria da qualidade da visitação e salvaguarda da sustentabilidade do património e da empresa”.
Nos últimos 10 anos, os monumentos de Sintra receberam mais de 25 milhões de visitas.