Mosquito que transmite zika e dengue identificado em Lisboa

A espécie de mosquitos Aedes albopictus, conhecida por transmitir os vírus do chikungunya, dengue e zika, foi identificada pela primeira vez em Lisboa.

Originalmente proveniente do Sudeste Asiático, esta espécie é conhecida pela sua capacidade de adaptação a climas temperados e características invasivas. Nos últimos 30 anos, expandiu significativamente a dua distribuição geográfica, estendendo-se agora por todos os continentes.

Na Europa, especialmente em nações do Mediterrâneo que oferecem condições propícias à sua sobrevivência, o Aedes albopictus foi inicialmente identificado na Albânia em 1979 e, posteriormente, em Itália, em 1990. Atualmente, está presente em 26 países europeus.

Mosquito já foi em Portugal detetado em 2017

A descoberta resultou do trabalho da Rede de Vigilância de Vetores (REVIVE), cujas operações foram implementadas em todo o país. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral de Saúde.

A verdade é que este tipo de mosquito não é uma novidade em Portugal, pois já tinha sido detetado no norte do país em 2017 e, um ano depois, nas regiões do Algarve e Alentejo. Nos últimos anos, esta espécie espalhou-se pelo sul da Europa, afetando países como Itália, França e Espanha.

Até o momento, em Portugal, não foram identificados agentes de doenças que possam ser transmitidas entre humanos, e não há qualquer registo de pessoas infetadas.

Ainda assim, as autoridades de saúde intensificaram a vigilância entomológica e epidemiológica e estão a implementar medidas para controlar a população de mosquitos.

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui