A partir de 6 de julho, haverá 25 novos radares de controlo de velocidade em funcionamento nas estradas portuguesas. São dispositivos totalmente novos e vão estar espalhados por todo o país. Até agora, já havia 98 dispositivos em funcionamento. Assim, esse número passa para 123.
As regiões da grande Lisboa e do grande Porto são as que mais radares vão ter instalados na via pública. Nos distritos de Lisboa e Setúbal, passam a existir mais sete equipamentos de controlo de velocidade, espalhados pelos concelhos de Cascais, Loures, Alcochete, Sesimbra e Palmela. Ainda no distrito de Setúbal, haverá um novo radar em Alcácer do Sal.
Em comunicado, a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR) explica que os 25 novos radares juntam-se aos 37 que já foram instalados em setembro de 2023. “Foram selecionados com base em dois critérios fundamentais: a sinistralidade grave e a velocidade, nomeadamente onde o excesso de velocidade se revelou relevante para essa sinistralidade”.
Na região da grande Lisboa, dos sete novos radares, quatro são de velocidade instantânea e os outros três de velocidade média.
Esta é a localização dos novos radares:
Velocidade Instantânea
Cascais: EN6-7 Carcavelos/Parede – Km 2,7 N-S (70 kms/hora)
Loures: IC17 – Km 19,1 E -O (90 kms/hora)
Loures: IC17 Camarate, Unhos e Apelação – Km 14,2 N-S (90 kms/hora)
Alcácer do Sal: IC1 – Km 548,6 (90 kms/hora)
Velocidade Média
Palmela: IC1 Poceirão/Marateca – Km 538,9 até 545 (70 kms/hora)
Sesimbra: EN 378 Qta. Conde – Km 11,1 até 17 (70 kms/hora)
Alcochete/Montijo: EN4 – Km 25 até 30 (70 kms/hora)
Radares de velocidade média e instantânea
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária explica assim que os radares de velocidade instantânea são equipamentos que fiscalizam o veículo no instante em que passa no local de controlo de velocidade.
Já os radares de velocidade média fiscalizam a velocidade praticada pelos condutores através da medição do tempo que o veículo demora a percorrer uma determinada distância, normalmente determinada por dois pontos distintos. Os radares de velocidade média já existem em Portugal.