É por isto que nunca deve abraçar o seu cão

Se é ‘pai’ ou ‘mãe’ de um cão, é perfeitamente normal que o queira mimar com abraços e carinhos. Especialmente nesta altura em que as temperaturas estão baixas e vão continuar a descer.

No entanto, acariciar excessivamente os animais pode ter um impacto negativo na sua saúde mental. Vários especialistas alertam que tal pode ter o efeito oposto ao desejado e resultar em stress. O psicólogo Stanley Coren explica que a maioria dos canídeos sentem-se ansiosos quando são abraçados, já que a resposta instintiva é fugir, sendo esse o mecanismo de defesa.

Para além disso, nem todos os abraços são percebidos da mesma forma pelos cães. A especialista Patricia McConnell alerta que, para estes amigos de quatro patas, um abraço humano não é necessariamente um gesto reconfortante. Assim, embora as intenções sejam as melhores, é crucial compreender e respeitar os limites de cada animal para garantir o seu bem-estar emocional.

Substitua abraços por isto

“Sim, o seu cão pode saltar para o seu colo e beijar-lhe a cara, abraçar-se ao seu pescoço e pedir-lhe que lhe esfregue a barriga. Mas isso não é ‘abraçar’. A minha experiência revela que muitos cães não gostam que um humano lhes ponha um ou dois braços à volta dos ombros e os aperte. É desse abraço que estamos a falar“, salienta.

Stanley Coren examinou 250 fotografias de proprietários que estão abraçados aos seus cães e constatou que mais de 80% dessas imagens mostravam sinais de stress ou ansiedade nos animais. Tal é evidente através de orelhas em baixo, olhos fechados ou tentativas de se afastarem da fonte de desconforto. Coren sugere substituir os abraços por gestos como festinhas, palavras carinhosas e até recompensas alimentares.

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui