Nvidia regista a maior perda de sempre de Wall Street

A Nvidia, gigante no setor da tecnologia e principal fabricante de chips gráficos, registou a maior queda em valor de mercado na história de Wall Street: 250 mil milhões de euros. As ações caíram 2%. Num só dia, a empresa viu o seu valor encolher drasticamente, numa perda que abalou o mercado financeiro global. Isto acontece após ter vindo a público que a empresa recebeu uma notificação do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) sobre uma investigação antitrust.

A questão central reside no domínio da Nvidia no mercado global de chips de inteligência artificial (IA), que restringe significativamente as opções dos clientes. Esta posição dominante dificulta a possibilidade de os clientes migrarem para outros fornecedores, caso optem por não utilizar exclusivamente os produtos da Nvidia.

Nvidia não caiu sozinha

O impacto da queda não foi exclusivo da Nvidia. Isto porque outras empresas conhecidas como as “Sete Magníficas” de Wall Street – um grupo de gigantes tecnológicas que inclui nomes como Apple, Microsoft, Amazon e Alphabet (dona da Google) – registaram também perdas substanciais. No total, estas empresas perderam mais de 510 mil milhões de euros em valor de mercado.

Este recuo generalizado está a ser atribuído a várias incertezas macroeconómicas, incluindo preocupações com a subida das taxas de juro e uma potencial desaceleração do crescimento global. Para já, os investidores permanecem cautelosos, com a atenção focada em potenciais movimentos da Reserva Federal dos Estados Unidos e nas próximas previsões económicas.

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui