Afinal, passes gratuitos sub-23 não são para todos os jovens

Anteriormente, foi anunciado que os jovens até aos 23 anos teriam direito a passes gratuitos para oos transportes públicos. No entanto, o ministro do Ambiente esclareceu – em entrevista ao Expresso – que afinal, apenas os estudantes terão este benefício. 

O anúncio inicial da criação do passe gratuito para menores de 23 anos feito pelo primeiro-ministro António Costa gerou dúvidas. Porém, Duarte Cordeiro, responsável pela mobilidade, esclarece que a nova medida prevê que que os passes para jovens entre os 4 e os 18 anos e os passes sub-23 sejam fundidos num único passe gratuito.

Que documentos são necessários?

Este passe ficará disponível para todos os estudantes, incluindo os de Medicina e Arquitetura, que terão direito a passes gratuitos até aos 24 anos, uma vez que os seus cursos são mais longos.

Os critérios de atribuição do passe gratuito serão os mesmos que os atualmente em vigor para os passes para jovens entre os 4 e os 18 anos e os passes sub-23. Para obter o passe, os estudantes terão de apresentar um comprovativo de matrícula numa escola ou estabelecimento de Ensino Superior.

Assim, a medida deixa de fora os jovens que não sigam para a universidade depois de terminarem a escolaridade obrigatória, tal como já acontece com os descontos que estão atualmente em vigor.

Latest articles

Related articles

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here