As teorias da conspiração podem ser difíceis de desmontar, algumas até têm elementos de verdade, mas que são frequentemente distorcidos. A crença nestas histórias pode ser atribuída a várias razões. Em primeiro lugar, surgem como uma tentativa de explicar eventos sociais complexos. Em segundo lugar, oferecem um senso de identidade e pertença a determinados grupos.
O 11 de setembro
Os ataques de 11 de setembro são amplamente baseados em evidências que sustentam que se tratou de um ato terrorista. No entanto, há quem defenda que o então presidente, George Bush, e o vice-presidente, Dick Cheney, estiveram ligação aos ataques ao World Trade Center e ao Pentágono, supostamente impedindo que o Exército recuperasse os aviões dos sequestradores. Além disso, algumas teorias sugerem que as Torres Gémeas foram destruídas por demolição controlada.
Morte da princesa Diana
O choque da morte repentina e trágica de uma figura tão amada levou a especulações. Mohamed Al-Fayed, pai de Dodi Al-Fayed, que também faleceu no acidente, alegou que a Família Real esteve envolvida naquilo que considera ter sido um homicídio planeado. No entanto, as investigações concluíram que essas alegações eram infundadas. Um júri determinou que Diana e Al-Fayed morreram devido à negligência do motorista, que estava embriagado, e devido ao assédio da imprensa.
A chegada à Lua
Em 1969, a NASA colocou astronautas na Lua pela primeira vez. Nos anos seguintes, surgiram teorias da conspiração alegando que se tratou de uma encenação. Tal deu origem a um livro intitulado We Never Went to the Moon: America’s $30 Billion Swindle e a um filme Capricorn One. Em 2002, o teórico da conspiração Bart Sibrel confrontou o astronauta Buzz Aldrin e chamou-o de “cobarde e mentiroso”. Aldrin agrediu-o com um murro no queixo.
Covid-19 e 5G
A pandemia da covid-19 gerou inúmeras teorias de conspiração. Muitos questionam a origem do vírus outros acusam os médicos de ocultar a verdade sobre as mortes. Uma dessas, apelidada de Covid 5G, combina medos relacionados à tecnologia 5G com o vírus, sugerindo que as frequências eletromagnéticas prejudicam o sistema imunitário. Há ainda quem garanta que as vacinas têm chips para monitorizar cada passo da população.
Terra plana
As teorias da Terra plana surgiram nos anos 1950 e ganharam força com o advento da internet. Apesar da evidência científica mostrar que a Terra é redonda, alguns continuam a acreditar que não. Eric Dubay, um defensor proeminente da Terra ser plana, argumenta que filmagens de balões, aviões e drones mostram um horizonte plano acima de 20 milhas de altitude.