Projeto português promete redução de 15% na fatura da luz

O projeto TradeRES está a revolucionar os modelos de mercado de eletricidade, apresentando uma abordagem inovadora e quase 100% renovável. Diferente dos modelos tradicionais que têm sido utilizados há décadas, tem como objetivo eliminar o desperdício de energia proveniente de fontes renováveis ao criar um sistema mais eficiente, reduzindo assim o valor da sua fatura da luz.

No mercado tradicional de energia elétrica, as ofertas de compra e venda de energia são feitas com antecedência, o que nem sempre reflete de forma realista a produção disponível no dia seguinte. Isto resulta numa significativa perda de energia renovável.

Porém, isso poderá estar prestes a mudar graças a um grupo de investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) que está a desenvolver um modelo inovador que promete alterar esta realidade.

Projeto assente em três fases

TradeRES incentiva operações e investimentos eficientes, assegurando um fornecimento estável de eletricidade ao mesmo tempo que mantém os custos baixos e distribui os riscos de forma justa.

Como explica o ZAP, o projeto é composto por três fases: modelar e simular novos agentes, procedimentos e mecanismos de mercado; desenvolver ferramentas de acesso aberto e analisar mercados de eletricidade com quase 100% de energia renovável; e, ainda, envolver as principais partes interessadas no desenvolvimento, melhoria e uso das novas ferramentas de simulação de mercado.

As sugestões apresentadas pelo grupo do ISEP incluem o encurtamento do horizonte das ofertas em mercado, reduzindo o período de negociação para apenas alguns minutos e incorporando modelos que lidem com a incerteza e variabilidade da produção de energia.

Os resultados preliminares indicam que uma família convencional poderá reduzir até 15% dos custos da conta de energia se as propostas do TradeRES forem implementadas. Além das vantagens financeiras, o projeto tem como objetivo promover a preservação do ambiente, contribuindo para uma sociedade mais sustentável e amiga do planeta.

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui