O queijo, apesar de adorado por todos, muitas vezes é excluído das dietas devido aos elevados níveis de gordura saturada e sódio. No entanto, o experiente cardiologista Dr. Cheng-Han Chen garante que o queijo pode, de facto, fazer parte de uma dieta saudável para o coração. Isto desde que seja consumido com moderação e se escolha o tipo certo.
A mozzarella fresca, por exemplo, é uma opção mais saudável, sendo menos rica em gordura saturada e sódio do que outros queijos. Além disso, é uma boa fonte de proteínas, cálcio e até contém probióticos benéficos para a saúde intestinal e imunitária.
O tipo de queijo a evitar
No entanto, é importante verificar o rótulo nutricional para garantir que o teor de sódio é moderado, pois pode variar entre diferentes tipos de mozzarella. Chen alerta ainda sobre o consumo de queijos muito processados e manufaturados, que tendem a ser ricos em gordura saturada e sódio.
Em suma, uma dieta equilibrada, com moderação, pode incluir queijo sem prejudicar a saúde do coração. Chen sugere optar por alimentos ricos em fibras, com baixo teor de gordura saturada e sódio, para promover uma boa saúde cardiovascular.