Continua a subir o número de reclamações dirigidas aos operadores TVDE (Transporte Individual de Passageiros em Veículo Descaracterizado). Até maio, as reclamações aumentaram 50% face ao mesmo período de 2023.
Entre 1 de janeiro e 9 de maio, há 511 queixas registadas. Entre janeiro e maio do ano passado, foram apresentadas 342 reclamações.
Segundo o Portal da Queixa, é a Uber que lidera as reclamações, com 62%, e a Bolt segue em segundo, com 38%. A cobrança indevida é a principal denúncia dos passageiros. Mas os motoristas também têm queixas, nomeadamente com problemas na aprovação de documentos.
No entanto, o setor continua a registar elevados índices de insatisfação por parte dos consumidores, que apontam o dedo à qualidade do serviço prestado.
As principais reclamações contra TVDE
Entre os principais motivos de reclamação reportados pelos passageiros estão a cobrança indevida por viagens não realizadas e problemas com bloqueio e ativação de contas. Em terceiro lugar surgem as queixas pelos valores cobrados pelas operadoras, que nem sempre corresponderam ao estabelecido. Depois há casos em que erros no trajeto são cobrados aos passageiros.
Em quarto lugar na lista de queixas surge a condução perigosa, referente a acidentes ou a condutores que ultrapassam os sinais vermelhos. Aliás, o comportamento do motorista também é motivo de queixa dos utilizadores.
Queixas dos motoristas disparam
Ao Portal da Queixa também chegam reclamações dos motoristas contra as operadoras TVDE. O número de queixas disparou 53% nos primeiros meses do ano.
A aprovação de documentos, os problemas com as contas, falhas com pagamentos são alguns dos motivos de queixa dos motoristas.
Imagem: Pixabay