Ribeira das Naus volta a ser pedonal até ao final do ano

A histórica avenida da Ribeira das Naus vai voltar a encerrar ao trânsito automóvel durante um dia por semana. A notícia foi avançada pelo jornal “Lisboa Para Pessoas”. A medida, tomada pela Câmara de Lisboa, aplica-se somente aos domingos entre as 8h00 e as 20h00 e até ao final deste ano

Ainda assim, a restrição aos automobilistas pode não continuar a ser aplicada em 2025.

Numa nota publicada no site, a autarquia dá conta da decisão. A nota é, aliás, muito curta. “Todos os domingos, o troço entre o Largo Corpo Santo e a Rua dos Arameiros estará livre de carros, para que as pessoas possam desfrutar deste emblemático local da cidade, para passear e fazer atividades ao ar livre, junto ao rio”.

No final de setembro, a Câmara de Lisboa decidiu encerrar a avenida da Ribeira das Naus, na sequência do dia europeu sem carros. Desde então que o troço entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas tem estado encerrado aos domingos. No entanto, a autarquia ainda não tinha oficializado a decisão.

Há pelo menos cinco anos que a Avenida da Ribeira das Naus não era cortada ao trânsito automóvel, permitindo a livre circulação de peões e velocípedes.

Ribeira das Naus: Um espaço que se quer (e quis) livre

Em 2018, o anterior executivo camarário, liderado por Fernando Medina, também decidiu encerrar a avenida da Ribeira das Naus aos carros aos domingos. A ideia foi estendida aos feriados durante o mês de agosto. O corte do trânsito automóvel foi interrompido em 2020.

Mas antes, em 2014 com António Costa, já a Câmara de Lisboa tinha tomado uma decisão semelhante na zona ribeirinha da cidade junto à Praça do Comércio.

Imagem: Câmara Municipal de Lisboa

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui