O segredo para reduzir o risco de depressão pode estar no iogurte

Um novo estudo sugere que uma bactéria presente em alimentos fermentados e iogurtes pode influenciar positivamente a saúde mental, prevenindo a depressão e ansiedade. Uma equipa de investigadores da Universidade da Virgínia descobriu que a bactéria Lactobacillus ajuda o corpo na gestão do stress, prevenindo assim potencialmente transtornos mentais.

Estudos anteriores mostraram que esta bactéria pode aliviar a depressão em ratos. Os cientistas usaram uma coleção de bactérias, a Flora de Schaedler Alterada, incluindo duas estirpes de Lactobacillus e outras seis estirpes bacterianas.

Transferir bactérias intestinais de ratos stressados para ratos sem germes resultou em comportamentos depressivos e ansiedade. E Os roedores sem Lactobacillus evidenciaram elevadas respostas ao stress e apresentaram níveis mais baixos de interferão-gama, um fator imunológico associado à resposta a esta doença silenciosa.

Os alimentos fermentados a ter em conta

Este estudo oferece uma nova perspetiva sobre o papel do microbioma intestinal e do sistema imunológico nos distúrbios do humor, abrindo horizontes a novos métodos de tratamento. Além disso, os especialistas destacam a relação entre a saúde intestinal e o bem-estar mental, sugerindo uma dieta equilibrada como parte fundamental dessa abordagem holística.

Apesar do potencial benefício do Lactobacillus na saúde mental, não substitui tratamentos convencionais. Adicionar alimentos fermentados à dieta – como iogurte, kefir, chucrute, kimchi e pickles – pode complementar, mas não substituir, intervenções terapêuticas prescritas por profissionais de saúde para transtornos mentais.

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui