Um novo estudo sugere que uma bactéria presente em alimentos fermentados e iogurtes pode influenciar positivamente a saúde mental, prevenindo a depressão e ansiedade. Uma equipa de investigadores da Universidade da Virgínia descobriu que a bactéria Lactobacillus ajuda o corpo na gestão do stress, prevenindo assim potencialmente transtornos mentais.
Estudos anteriores mostraram que esta bactéria pode aliviar a depressão em ratos. Os cientistas usaram uma coleção de bactérias, a Flora de Schaedler Alterada, incluindo duas estirpes de Lactobacillus e outras seis estirpes bacterianas.
Transferir bactérias intestinais de ratos stressados para ratos sem germes resultou em comportamentos depressivos e ansiedade. E Os roedores sem Lactobacillus evidenciaram elevadas respostas ao stress e apresentaram níveis mais baixos de interferão-gama, um fator imunológico associado à resposta a esta doença silenciosa.
Os alimentos fermentados a ter em conta
Este estudo oferece uma nova perspetiva sobre o papel do microbioma intestinal e do sistema imunológico nos distúrbios do humor, abrindo horizontes a novos métodos de tratamento. Além disso, os especialistas destacam a relação entre a saúde intestinal e o bem-estar mental, sugerindo uma dieta equilibrada como parte fundamental dessa abordagem holística.
Apesar do potencial benefício do Lactobacillus na saúde mental, não substitui tratamentos convencionais. Adicionar alimentos fermentados à dieta – como iogurte, kefir, chucrute, kimchi e pickles – pode complementar, mas não substituir, intervenções terapêuticas prescritas por profissionais de saúde para transtornos mentais.