O que é benéfico para o intestino também pode ser benéfico para o cérebro, segundo um novo estudo pioneiro com gémeos. A pesquisa sugere que a toma diária de suplementos de proteínas e probióticos pode melhorar a memória em pessoas com mais de 60 anos.
Um deles chama-se inulina e é uma fibra dietética da classe dos frutanos. O outro chama-se fruto-oligossacáridos (FOS) e é um hidrato de carbono vegetal frequentemente utilizado como adoçante natural de baixas calorias.
O estudo, realizado pelo King’s College de Londres, envolveu 36 pares de gémeos com mais de 60 anos. Cada dupla recebeu aleatoriamente um probiótico diário ou um placebo numa proteína em pó. Aqueles que tomaram probióticos sem saberem mostraram melhorias nos testes cognitivos três meses depois.
O impacto na memória
Além disso, os suplementos diários foram associados a mudanças no microbioma intestinal dos gémeos, com um aumento de bactérias benéficas. Embora promissores para a saúde do cérebro, os suplementos não parecem ter impacto físico significativo.
Os resultados, embora encorajadores, precisam de ser corroborados em estudos maiores e de longo prazo. No entanto, esta investigação destaca o potencial dos probióticos na melhoria da função cognitiva em adultos mais velhos, oferecendo uma abordagem acessível e segura para promover a saúde cerebral.