Tupperware declara falência. Há empregos em risco em Portugal

A Tupperware Brands declarou falência e, por isso, centenas de trabalhadores em Portugal podem ficar desempregados em breve. A conhecida marca de caixas e acessórios de plástico não conseguiu reverter a situação de sobreendividamento e já pediu apoio jurídico, face à significativa quebra de vendas desde 2020.

“Nos últimos anos, a posição financeira da empresa foi severamente impactada pelo desafiador ambiente macroeconômico. Como resultado, exploramos inúmeras opções estratégicas e determinamos que este é o melhor caminho a seguir. Este processo tem como objetivo nos fornecer flexibilidade essencial à medida que buscamos alternativas estratégicas para dar suporte à nossa transformação em uma empresa digital-first, liderada por tecnologia, melhor posicionada para atender nossos stakeholders”, esclarece a Tupperware em comunicado.

A Bloomberg – que avançou incialmente a notícia – dá conta de dívidas superiores a 700 milhões de dólares. Em Portugal, a Tupperware tem uma unidade fabril em Montalvo, no concelho de Constância, desde 1980, dependente da empresa-mãe. Há uma década, a fábrica chegou mesmo a garantir a produção de mais de 90% dos produtos a nível mundial.

Em 2022, quando já era evidente uma forte quebra de receitas, a fábrica portuguesa iniciou um processo de reestruturação e despedimento de mais trabalhadores. Agora, a produção foi suspensa e os trabalhadores com contratos temporários despedidos.

Segundo o mediotejo.net, os planos de trabalho serão ajustados semana a semana. Além disso, espera-se que a produção só seja retomada após o escoamento de todo o stock de armazém. A unidade de Constância tem atualmente pouco mais de 200 trabalhadores efetivos (chegou a ter 400). A marca garante que vai continuar a pagar salários.

Ações da Tupperware afundaram nos EUA

As ações da Tupperware já foram suspensas na bolsa de Nova Iorque, depois de terem afundado mais de 50% nos últimos dias. Entretanto, a empresa substituiu diversos cargos de topo, incluindo o CEO, de forma a delinear uma nova estratégia para salvar o negócio, mas sem sucesso.

Além de Portugal, a empresa tem uma outra fábrica na Bélgica. Também existia uma unidade fabril na Grécia mas encerrou em 2023.

Apesar dos esforços para negociar com os credores, a multinacional não está a conseguir fazer face às dificuldades financeiras ao passo que já tinha admitido que seria incapaz de se manter no mercado. A Tupperware existe desde 1946.

Imagem: @tupperware

(Notícia atualizada a 18/09 às 12h30)

Sérgio Aleluia
Sérgio Aleluia
sergio.aleluia2013@gmail.com

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui